Folha de Pagamento: Contratar uma Equipe Interna ou Terceirizar?
Diante de um mercado altamente competitivo, os líderes de RH precisam buscar alternativas cada vez mais criativas e com custos reduzidos. Uma das muitas responsabilidades é a folha de pagamento, que possui impacto direto em todos os profissionais. Mas, o que é melhor: contratar uma equipe interna ou terceirizar a folha de pagamento?
Todas as empresas com relações trabalhistas devem, obrigatoriamente, elaborar a folha de pagamento. Nela, são registradas todas as informações relacionadas ao financeiro do colaborador, como 13º salário, bonificações, férias, descontos, entre outros. Gerir a folha de pagamento exige uma série de detalhes, pois diversos aspectos circunstanciais e fiscais influenciam na elaboração e requerem máxima atenção e confidencialidade.
Hoje, muitos softwares e programas podem ajudar, no entanto, é um trabalho que demanda tempo e atenção. Por isso, muitas empresas estão optando por terceirizar este serviço. Mas será que vale a pena?

Terceirizar ou Contratar uma Equipe Interna?
Contratar uma equipe interna para elaborar a folha de pagamento pode ser um grande passo na evolução dos negócios, pois permite que os gestores conheçam todos os seus processos. Normalmente, essa equipe é o departamento de Recursos Humanos. A desvantagem é que, diante de tantas tarefas das quais o setor de RH é responsável, essa área pode ficar sobrecarregada.
A terceirização da folha de pagamento permite que as empresas reduzam a quantidade de atividades, permitindo que os profissionais foquem seu tempo e esforço no core business.
Quais Outras Vantagens da Terceirização da Folha de Pagamento?
Ao terceirizar atividades operacionais que são custosas e trabalhosas, você abre portas para que a sua empresa direcione seu foco em outras atividades que também requerem atenção. Conheça algumas outras vantagens:

Ao optar pela terceirização, o serviço ficará em mãos de uma equipe altamente capacitada na elaboração da folha de pagamento, reduzindo consideravelmente os erros e atrasos.
- Serviço Especializado

Com a terceirização, a sua empresa não precisa contratar uma equipe específica para atuar nesse tipo de operação. Os seus colaboradores poderão dar mais enfoque em outras questões essenciais relacionadas aos recursos humanos, como a formulação de políticas estratégicas, desenvolvimento de lideranças e gerenciamento de mudanças.
- Redução de Custos
3. Responsabilidades da Empresa Terceirizada
Será de responsabilidade da empresa contratada:
• Cadastro da admissão no E-Social
• Emissões de Demonstrativos de Pagamentos;
• Preparação e emissão das guias de Encargos— INSS, FGTS, IRPF, Contribuições Sindicais e outros;
Envio periódico dos exames médicos e afastamentos para o E-social;
• Cadastro em sistema das regras da Convenções Coletivas dos sindicatos e cálculos dos reajustes salariais;
• Preparação e emissão dos avisos e recibos de férias;
• Cálculo do 13º Salário;
• Entre outros.
